VANESSA MONTORO - ESTILO NA ARTE DO TRICO E CROCHE



Coloquei  a reportagem na integra, sobre VANESSA MONTORO, admiro seu trabalho e a valorização do trico e croche. 

Vanessa Montoro Inverno 2011 – Peças em tricot e o crochet com conceito de obra de arte






 

Vanessa Montoro repaginou duas técnicas milenares, o tricot e o crochet, e confecciona peças do vestuário feminino com fios de seda especiais fiados em roca e tingidos manualmente com pigmentos naturais, criando assim peças com conceito de obra de arte: originais, atemporais e de edição limitada.
Para desenvolver trabalhos com estas duas técnicas, é preciso ter criatividade, talento e profissionalismo, características que a brasileira Vanessa Montoro tem de sobra. Isto pode ser conferido nos produtos que desenvolve para a marca Vanessa Montoro.
“Sou apaixonada por clássicos. É assim que enxergo o crochê e o tricô. São clássicos. Não se encaixam em modismos e tendências e, por isso, são eternos. Minha busca constante é descobrir novas possibilidades desses materiais. Reinventar pontos, misturas e shapes que os deixem refrescados. Daí a mistura do couro e do chamois que proponho essa estação”, conta.
O objetivo principal é confeccionar peças feitas à mão, do princípio ao fim. As criações transmitem um caráter natural e esbanjam bom gosto, para atender um público requintado, com estilo e que valorizam a originalidade.
Leia mais: Vanessa Montoro faz parceria com Andrea Britto em desfile-luxo
Leia também: Vestidos artesanais para o Verão 2012 e Martha Medeiros e Vanessa Montoro resgatam a arte dos artesãos

Vestidos artesanais de Vanessa Montoro.
Fiados em rocas manuais, os fios utilizados prezam pela essência de produtos nobres como a mais pura e suave seda que dão o toque único às peças. O tingimento é totalmente manual, feito com pigmentos extraídos da natureza como erva mate, urucum, casca de cebola, pó de café, eucalipto e folhas de amoreira, que garantem às peças uma tonalidade ímpar e fazem com que o produto se torne único

-->
Para tornar possível a produção das peças com todos estes predicados, a Vanessa Montoro não produz em série e nem se utiliza de qualquer tipo de método industrial. Cada peça tem sua particularidade, seu charme e sua sofisticação. São peças luxuosas, porém versáteis, são atemporais e fogem de qualquer modismo.
Dentre os produtos que cria há blusas, casacos, vestidos, pelerines e o que mais vier à cabeça de Vanessa Montoro onde o processo se inicia. Desenvolvida e aprovada a peça piloto, serão reproduzidas pouquíssimas unidades do mesmo modelo, e ainda assim com alterações de cor e de um ou outro detalhe .
O casamento do tricô e crochê com a fiação manual e tingimento com pigmentos naturais dá o conceito das peças da VMontoro, que foi buscar nas raízes da história esta forma de arte e a trouxe à tona em pleno século XXI, em meio a parafernália da industrialização e informatização. O processo é rústico e belo, predicados que realmente fazem a diferença e se destacam no ambiente atual.
Veja fotos do desfile da nova coleção Vanessa Montoro

Vanessa Montoro e Andrea Britto no desfile da nova coleção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Google+ Followers