DICAS DE COMO TIRAR MANCHAS

Manchou, e agora?


Sua peça favorita de lã, crochê ou tricô acabou manchando sem querer, e você não sabe como tirar? Calma, nós temos algumas dicas e sua peça ficará novinha em folha! Confira:

Manchas de frutas
- Umedeça-as com um chumaço de algodão embebido em vinagre ou em leite fervente. Enxágüe depois, sempre com água fria.

Manchas de sorvete
- Umedeça a mancha com um chumaço de algodão embebido em benzina. Depois, espalhe por cima talco ou maisena. Quando estiver bem seca, passe uma escova macia.

Manchas de chá ou café
- Se o tricô ou crochê foi executado com fios de algodão - linha ou barbante - lave com água e sabão ou, se necessário, com um pouco de água sanitária diluída em água.· Se forem trabalhados com fios sintéticos, cubra a mancha com um pedaço de tecido embebido em água misturada a um pouco de amônia.· Se as manchas de chá ou café são antigas, amoleça-as com um pouco de glicerina, antes de removê-las.

Manchas de vegetais
- Molhe a mancha com um chumaço de algodão embebido em água com um pouco de amônia (1 litro de água com 1 colher de sopa de amônia).

- Se o tricô ou crochê manchado for muito delicado, em algodão ou lã pura, use água oxigenada a 12 volumes (1 colher de sopa). diluída em um copo de água.
- Em ambos os casos, passe depois sobre a mancha uma solução de 1 colher de sopa de vinagre branco e 1/2 copo de água antes de lavar a roupa completamente.

Manchas de caneta esferográfica
- Em roupas trabalhadas em fios de algodão, molhe com leite cru e depois lave com água e sabão neutro. Se a mancha foi muito resistente, acrescente à água algumas gotas de acetona.

- Em lãs naturais ou sintéticas, tire a mancha com álcool a 90°, mas antes faça uma experiência verificar se não afeta o colorido.

Vale à pena lembrar que os tira-manchas que existem no comércio, em pasta ou em spray, geralmente dão ótimos resultados também!

Comentários

Postagens mais visitadas