Dicas de tricô

• DICA

Termos que geram dúvidas na hora de ler receitas



Para facilitar os trabalhos de quem está começando, a Linea Italia reuniu alguns termos que geram dúvidas na hora de ler uma receita de tricô. 

Amostra – é o tecido feito em tricô, com o numero de agulha, ponto e fio escolhido para servir de base para a receita do trabalho a ser tricotado. Alternadamente – usamos este termo técnico quando temos mais de uma forma para aumentar ou diminuir pontos, alternando uma e outra forma para que fique uniforme. 

Borda – significa o primeiro e o ultimo ponto que está na agulha do trabalho que se está tricotando, formando uma auréola. Este ponto não deve ser destacado das outras e sim tricotado igual ao seguinte no início e igual ao anterior no final da carreira. 

Carreiras encurtadas – são carreiras não terminadas para se obter alturas diferentes, ao mesmo tempo. Usadas em ombros; alturas diferentes de pontos (tricô x meia) na mesma carreira; para consertar defeitos do corpo, como altura de ombros diferentes, barrigas, etc. 

Carreiras de ida e volta – são carreiras tricotadas direito e avesso (indo e voltando), com agulhas de tricô retas (normais), flexíveis ou circulares. 

Carreiras circulares – são carreiras tricotadas somente no direito ou somente no avesso (em circulo) com agulhas circulares, 5 agulhas de duas pontas. 

Ponto divisível por ... ou ponto múltiplo de... – indica no início da receita a quantidade de pontos que formam um motivo do ponto. Com esta informação é possível decidir quantos pontos deverão deixar para o quadril e formar motivos inteiros do ponto escolhido. 

Gráficos – alguns pontos se tornam mais fáceis quando são representados por gráfico. O gráfico indica o numero de pontos do “motivo” e os pontos de repetição (indicados por **). Por exemplo: se um motivo tem 5 pontos x 14 carreiras, deve ser repetido no sentido horizontal (começando pelo 1º ponto da direita), tantas vezes quantas for possível com o numero de pontos montado. (Na carreira de volta, seguir o gráfico da esquerda para a direita). Terminada a 14ª carreira (no caso do exemplo), voltar à 1ª carreira do motivo. 

• Nos gráficos, os pontos são representados como são vistos no direito do trabalho: assim, por exemplo, as carreiras do avesso, no ponto meia, são trabalhadas em tricô, embora no gráfico apareçam em meia. (Na maioria das vezes, as careiras do avesso acompanham o ponto, isto é, tricô sobre tricô e meia sobre meia).

Comentários

Postagens mais visitadas