COSTURA INVISÍVEL NO TRICÔ
Olá!
Agora que estamos no inverno é comum fazermos mais tricô, até eu que sou crocheteira adicta coloco minhas agulhas prá trabalhar. Eu não faço muito tricô manual porque tenho uma máquina de tricô, é tão rápido tecer uma peça com ela! Mas foi justo tecendo na máquina de tricô que aprendi a fazer a costura invisível e que pode ser feita sem problema nenhum no tricô manual. Este tipo de costura pode ser usado para: fechar canos de meias, polainas, golas, fechar laterais e mangas de blusas e casacos, enfim, em todas as situações onde se necessita unir duas partes feitas em tricô, com a vantagem de que esta união não irá aparecer e por conseqüência o trabalho ficará mais bem acabado e mais bonito.
Vamos então ver como se faz?
Observe a figura abaixo: a costura em si é feita no vão entre a última e a penúltima carreira das laterais, naquele pedacinho de fio que fica na horizontal, que liga um ponto ao outro. Coloque as duas partes que serão costuradas uma do lado da outra, com o direito prá cima. Coloque fio (o mesmo que você usou para tecer a peças) numa agulha de tapeçaria sem ponta e vá passando o fio de um lado ao outro, como mostrado na figura. Não puxe muito o fio senão franze, nem o deixe muito frouxo senão o fio usado na costura aparece. Tem que ficar normal, como se não houvesse uma costura, ou seja, invisível!
Na prática fica assim: veja que eu estou usando um fio contrastante, para que fique nítido por onde o fio passa.
Veja como o fio vai passando de um lado ao outro:
Aqui estou deixando os pontos bem frouxos, dá prá ver bem como a costura vai se
formando;
formando;
Olha só como a costura simplesmente NÃO aparece, mesmo sendo feita com um fio de outra cor;
Este é o avesso da costura. Como a costura foi feita entre a última e a penúltima carreira de cada lado, as últimas carreiras ficam pelo lado de trás, mas mesmo no avesso o fio utilizado para costura não aparece. Nesta parte aí do avesso você pode esconder as emendas de fios, as sobras de fios da própria costura e no caso de um trabalho listrado, as trocas de fios e eventuais sobras ficam escondidinhas aí por dentro da costura e o avesso fica limpo, pequenos detalhes que valorizam qualquer peça!
Não é muito difícil fazer, mas sugiro que vocês façam uma amostra para treinar um pouco e quando for fazer uma costura numa peça de tricô, tenha esta amostra por perto, sempre ajuda!!!
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário. Queremos muito saber a sua opinião!